sábado, 30 de março de 2013

MENSAGEM: O PODER DO TOQUE (UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA E TEOLÓGICA)


O Poder do Toque: Uma Abordagem Científica e Teológica
(Autora: Enfª Patrícia Trasmontano - Blog Gera Saúde)



Caro Leitor,

Há algo que gostaria de compartilhar com você e que faz parte da minha carreira profissional em Enfermagem, mas creio que pode ser aplicado em todo nosso proceder.

Nós somos seres que carecem de cuidados e isto é fundamental à vida como fator de crescimento humano.

Dessa forma, esses cuidados podem ser expressos através de atos de respeito, dignidade, reconhecimento, delicadeza, ajuda, interesse e preocupação com o próximo.

E não há exemplo melhor que o nosso Senhor Jesus Cristo para demonstrar que esses atos são eficazes no acolhimento, transformação, restauração, libertação e cura de uma pessoa.

Vale ressaltar que na Bíblia, um dos meios utilizados por Jesus para expressar o cuidado ao próximo, foi através do tocar: “Tocou então os olhos deles, dizendo: sejas feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram (...).” (Mateus 8:29 e 30)

O tocar e ser tocado por alguém mexe com os sentidos, as percepções, o corpo, a alma e o espírito não só da pessoa tocada, mas também da que toca.

O toque é considerado uma comunicação não verbal, ou seja, faz parte das linguagens corporais. Jesus privou-se de palavras em alguns momentos e, como em Mateus 9:25, por ter apenas pego na mão da menina, que supostamente estaria morta, ela levantou-se.

Logo, pode-se perceber que as mãos também são instrumentos essenciais para o cuidado. O tato é a ligação entre o mundo interior e exterior de forma mais próxima. Por isso, a estimulação tátil é uma necessidade primária e universal, para que o ser se desenvolva saudável e completo.

***A Enfermagem aponta cinco tipos de toque:

1- Acolhedor: aquele que é protetor e solidário. Um exemplo, foi a sogra de Pedro, que ao ser tocada por Jesus, a febre desapareceu (Mateus 8:15);

2- Que repele: aquele que exclui, ignora e não respeita, como maus tratos. Uma pessoa de boa conduta tem aversão a esse tipo de toque!;

3- Instrumental: ligado a procedimentos técnicos, como o uso de “martelo de percussão” que é utilizado para testar o reflexo do joelho e outros;

4- Afetivo: realizado de forma espontânea. Demonstra empatia, apoio emocional e segurança, como um apertar de mãos e um abraço;

5- Terapêutico: Trata de imposição de mãos no intuito de curar. Em uma pesquisa realizada com crianças prematuras pela Doutora em Enfermagem Dollores C., de uma universidade em Nova Iorque, constatou-se um aumento do número de hemoglobinas após consecutivas sessões de imposição de mãos por 10 minutos, resultando-lhes numa evolução do quadro de maturação.

***Querido irmão(ã), qual tipo de toque tens feito ultimamente?

Saiba que Deus tem chamado o Seu povo.

Que tal ir para a prática? 

Verais que serás capaz de realizar tremendas coisas. Deus lhe dá poder para efetuá-las. 
(Bíblia - Mateus 10:1)

Tenha abençoadas experiências com Ele!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário