segunda-feira, 8 de abril de 2013

DEFINIÇÃO: ALTRUÍSMO

DEFINIÇÃO: ALTRUÍSMO


O Altruísmo é um dos aspectos da Espiritualidade. 
Logo, vale conhecê-lo e exercê-lo:




- Origem: Dicionário Enciclopédico Sérgio Biagi Gregório

Altruísmo. Da raiz latina alter, outro. É a capacidade que o indivíduo possui, de abrir mão dos próprios interesses, para se preocupar e interessar-se pelos outros. É o oposto de egoísmo. O altruísta é generoso, nobre e desapegado, chegando até, nas suas expressões heroicas, ao sacrifício da própria vida, por amor ao próximo. O verdadeiro altruísmo não se improvisa, mas se conquista desde a infância, numa luta contínua contra as manifestações insistentes do egoísmo. É uma virtude indispensável para a felicidade das famílias e da comunidade. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo)

É o amor ao próximo. Da raiz latina alter, que significa "outro", designa, precisamente, o interesse pelos outros. Termo criado pelo filósofo francês Augusto Comte (1798-1857) para designar o sentimento oposto ao egoísmo. A filosofia positivista compreende, sob o nome de altruísmo, o conjunto das tendências ou instintos simpáticos, como a afeição, a veneração, a bondade; sustenta que essas tendências são inatas na criatura, como os instintos egoístas, afirmando a manifestação funcional de certos órgãos cerebrais suscetíveis de atrofia ou de desenvolvimento, que não são particulares às espécies humanas: em certas espécies animais constituem a origem de domesticidade ou sociabilidade. Sobre elas funda a moral. Escreveu Augusto Comte: "Viver para os outros, não é somente a lei do dever, mas também a lei da felicidade". (EDIPE - Enciclopédia Didática De Informação E Pesquisa Educacional)

- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outrem. É sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida, também, como sinônimo de solidariedade. A palavra "altruísmo" foi cunhada em 1831 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).
Além disso, o conceito do altruísmo tem a importância filosófica de referir-se às disposições naturais do ser humano, indicando que o homem pode ser - e é - bom e generoso naturalmente, sem necessidade de intervenções culturais (como religião e crença).

Na doutrina comtiana, o altruísmo pode apresentar-se em três modalidades básicas: o apego, a veneração e a bondade. Do primeiro para o último, sua intensidade diminui e, por isso mesmo, sua importância e sua nobreza aumentam. O apego refere-se ao vínculo que os iguais mantêm entre si; a veneração refere-se ao vínculo que os mais fracos têm para com os mais fortes (ou os que vieram depois têm com os que vieram antes); por fim, a bondade é o sentimento que os mais fortes têm em relação aos mais fracos (ou aos que vieram depois).

- Origem: Dicionário Informal

O altruísmo, é quando uma pessoa abnega de si mesma em prol de outras pessoas.

- Origem: Dicionário Online de Português

s.m. Amor desinteressado ao próximo; abnegação; filantropia. (O contr. de egoísmo.)

- Origem: Dicionário Reedel

s.m. Amor ao próximo; filantropia.

- Origem: Dicionário Michaellis

Altruísmo/ al.tru.ís.mo. s.m. (fr. altruisme) Amor ao próximo; abnegação, filantropia. Antôn.: egoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário