quarta-feira, 17 de abril de 2013

DEFINIÇÃO: COMPAIXÃO


DEFINIÇÃO: COMPAIXÃO

A compaixão é um dos aspectos da Espiritualidade. 
Logo, vale conhecê-la e exercê-la:


- Dicionário Online de Português

Sentimento de pesar que nos causam os males alheios, bem como uma vontade de ajudar o próximo.  Sentimento de simpatia ou de piedade para com o sofrimento alheio, associado a vontade ou ao desejo de auxiliar de alguma forma: doar dinheiro para campanhas humanitárias é uma atitude que envolve muita compaixão.

- IDicionário Aulete

Sentimento de pesar, pena e simpatia para com o sofrimento de outrem, associado ao desejo de confortá-lo, ajudá-lo etc.; DÓ; PIEDADE. [Pl.: -xões.] [F.: Do lat. tardio compassio, onis.].

- Bioética/ Goldim J.R.

A palavra compaixão, tem origem latina. Compadecer é "sofrer com". Ter compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro. Não significa aprovar suas razões, sejam elas boas ou más. Ter compaixão é não ter indiferença frente ao sofrimento do outro.

- Dicionário Informal

. Se colocar no lugar de, compadecer-se por, pelo. Ex: Jesus teve compaixão pelo sofrimento humano.
. Condolência, piedade, dó, pesar. Ex: "Como povo escolhido de Deus... revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência."
. Amor derramado. Ex: Viu um pobre e teve compaixão!
. Compartilhar o sofrimento alheio. Ex: Ana teve compaixão do menino de rua.

- Wikipédia

Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.

A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios. Atos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais corretamente classificados como atos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.

- Léxico, Dicionário de Português Online

Sentimento de piedade. Sinônimos: comiseração, condolência, dó, dor, maviosidade, meiguice, miseração, pesar, piedade e ternura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário