sexta-feira, 22 de março de 2013

LIVRO: ESPIRITUALIDADE - UM CAMINHO DE TRANSFORMAÇÃO

Espiritualidade e transformação
(Por Marcio Salgado)




FICHA TÉCNICA

Livro: "Espiritualidade: um caminho de transformação"
Autor: Leonardo Boff
Editora: Sextante
Ano: 2006


RESENHA

Numa época obcecada pela produtividade e o lucro, como esta em que vivemos, os valores éticos se dissolvem na competição diária. O indivíduo, entregue ao mais profundo hedonismo, esquece a sua vida interior, e segue perseguindo prazeres vãos. Contudo, haverá sempre alguma possibilidade de transformação em tudo o que é humano.

O livro “Espiritualidade: um caminho de transformação”, de Leonardo Boff, ensina que, embora o ser humano viva neste mundo de apelos consumistas, pode promover uma reviravolta no seu destino e no dos seus semelhantes, a partir desta percepção interior.
Ele começa por definir o que é, propriamente, espiritualidade. E toma de empréstimo ao monge tibetano Dali-Lama - figura muito presente no contexto deste ensaio espiritual -, a sua definição: “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior” (p. 13).

O seu despertar começa com a busca dos valores essenciais ao espírito humano, como o amor, a compaixão, a tolerância; ao contrário do que alguns pensam, pode até mesmo prescindir da religião, pois esta relaciona-se aos rituais e aos dogmas, à crença na salvação e na aceitação de alguma realidade metafísica ou sobrenatural.

Com muita sensibilidade, Leonardo Boff distingue dois caminhos para a espiritualidade: o primeiro deles se revela na “comunhão pessoal com Deus que inclui o todo, o segundo, na comunhão com o todo que inclui Deus”(p. 29). Estão aí resumidos os percursos ocidental e oriental.

A seguir, ao citar trechos poéticos de figuras místicas, como São João da Cruz e Santa Teresa d’Ávila, o autor ilustra como se dá o diálogo dos cristãos com o divino. “A relação com Deus é pessoal e dialogal. É um encontro eu-tu, encontro entre desiguais, que pela abertura, a amizade e o amor estabelecem comunhão e inauguram uma aliança”(p. 31).

Leonardo Boff observa que o Oriente fez um caminho diferente, na busca de uma experiência de totalidade, de não-dualidade. Mas, este também é um percurso cheio de mistérios, pois, como diz um mestre budista: “O caminho para dentro é tão perigoso quanto o caminho para fora" (p. 39).

Quando ainda pertencia, formalmente, às hostes da igreja, foi-lhe imposto voto de silêncio por conta de divergências com a doutrina católica. Desnecessário dizer que os verdadeiros religiosos já vivem na sua experiência um natural silêncio. Após deixar o hábito, ele prosseguiu como um sacerdote da espiritualidade, da tolerância, da ética e da ecologia.

Leonardo Boff é doutor em teologia e filosofia, pela Universidade de Munique, Alemanha. Atualmente é professor de Ética e Filosofia da Religião, na UERJ. Como professor visitante, ministrou cursos na Universidade de Lisboa, Portugal; Universidade de Harvard, EUA, e outras instituições do exterior. É autor de livros, traduzidos em boa parte do mundo, dentre outros: “A força da ternura” (Sextante, 2006) e “A águia e a galinha: uma metáfora da existência humana” (Vozes, 2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário