quinta-feira, 7 de março de 2013

ARTIGO: ESPIRITUALIDADE x RELIGIOSIDADE

ESPIRITUALIDADE x RELIGIOSIDADE
(Por Monique Correia Alves)


A espiritualidade constrói-se nos contextos socioculturais e históricos estruturando e atribuindo significado e valores, comportamentos, experiências humanas e, por vezes, materializa-se na prática de um credo religioso específico. A interligação entre Espiritualidade/Religiosidade e a saúde, remonta aos primórdios da história em que os poderes da cura estavam nas mãos dos que lidam com o espírito (sacerdotes entre outros), a quem era reconhecido saber tratar dos males do corpo.

As relações entre espiritualidade e a saúde emergem como uma área relevante na investigação atual, tanto no âmbito das ciências humanas como no das ciências naturais. Contudo não se encontra consenso na literatura sobre o conceito de espiritualidade, sendo que muitas vezes surge uma associação direta à prática de uma religião. No entanto, religiosidade e espiritualidade são conceitos diferentes.

A religiosidade refere-se ao grau de participação e adesão às crenças e práticas de um sistema religioso. Assim, alguns autores sugerem que a religião é institucional, dogmática, subjetiva e enfatiza a vida.

O conceito de espiritualidade é mais amplo do que o de religião. A espiritualidade é vista como um processo dinâmico, pessoal e experiencial, que procura a atribuição e significado no sentido da existência, podendo coexistir ou não dentro da prática de um credo religioso.

Nesta perspectiva, a espiritualidade pode ser entendida como um domínio fora de sistemas religiosos particulares e, embora mostrem variações entre elas, partilham a ideia de importância da espiritualidade num contexto em que as pessoas podem encontrar um sentido para a vida, ter esperança e estar em paz no meio dos acontecimentos mais graves. Este conceito é, de acordo com um estudo recente, uma definição científica de espiritualidade não podendo depender de contextos religiosos particulares; deve ser acessível e observável independentemente de crenças pessoais e pode ser utilizado para caracterizar uma pessoa.

Benefícios

Thotesen, numa revisão de investigação que relaciona a saúde com a espiritualidade, verifica que quanto maiores os níveis de espiritualidade, maiores os níveis de bem-estar global e de satisfação com a vida, menores os níveis de sintomas depressivos e de suicídio, maiores os níveis de satisfação conjugal e menor o abuso de substâncias.

*** FONTE DE PESQUISA: 

ALVES, Monique Correia. A Espiritualidade e os Profissionais de Saúde em Cuidados Paliativos. Mestrado em Cuidados Paliativos – Faculdade de Medicina/ Universidade de Lisboa, 2011. p. 3 – 4.

*** RESUMO:

A espiritualidade é hoje uma dimensão em crescente valorização na medida em que se assiste atualmente a uma maior preocupação no desenvolvimento quer a nível pessoal quer a nível profissional de forma a proporcionar um maior bem-estar. Este estudo analisa a perspectiva dos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, face à espiritualidade, sua importância e inclusão na prestação de cuidados de saúde. Trata-se de um estudo com recurso a metodologia qualitativa, do tipo exploratório e descritivo.

Os dados obtidos foram colhidos por entrevista semi-estruturada a profissionais de saúde a desenvolverem a sua atividade em serviços de Cuidados Paliativos. Segundo os dados obtidos, verificamos que os profissionais de saúde descrevem a espiritualidade de forma diferente, ainda que todos sejam unânimes na clara distinção de espiritualidade e religiosidade.

Concluiu-se igualmente que é atribuída importância à espiritualidade quer na vida pessoal quer na vida profissional onde dizem ser relevante a inclusão desta dimensão na abordagem à pessoa doente.

Por último, verificamos que os profissionais que desenvolvem a sua atividade nos serviços de cuidados paliativos referem alterar a sua forma de estar no quotidiano pela constante aprendizagem que realizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário