segunda-feira, 8 de abril de 2013

ARTIGO: A ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO DE SI PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM CTI


A ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO DE SI PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA
(Luciana Winterkorn Dezorzi e Maria da Graça Oliveira Crossetti)


Na síntese da aliança de saberes do tema a espiritualidade no cuidado de si, evidenciou-se as práticas cotidianas que aconteciam por meio da oração, do contato íntimo com a natureza, assim como pela conexão com uma Força Superior num encontro que propiciou tranqüilidade, bem-estar e fortalecimento para a vida e, portanto, para o trabalho no CTI.

As participantes demonstraram estar conscientes de si mesmas quando reconheceram que, enquanto cuidadoras do CTI, fragilizavam-se com o mundo vivido e precisavam também de cuidado, o que se poderia dar na ajuda mútua entre os cuidadores. O autoconhecimento revelou-se prática essencial no cuidado de si, constituindo-se no ponto inicial do processo de educação para a prática de enfermagem que contemple o ser humano em sua inteireza.

Nos construtos e nas implicações para a prática de enfermagem, o estudo sugere a inclusão do autoconhecimento nos processos de educação permanente, uma vez que ele foi considerado imprescindível para que a espiritualidade permeie o cuidado de si. O autoconhecimento promove a transformação do ser que cuida, ampliando sua consciência e reintegrando-o consigo mesmo. O cuidado holístico somente é possível quando a cuidadora está consciente de si mesma e quando o seu self está integrado e harmonioso. Para serem capazes de cuidar da espiritualidade de seus pacientes, as cuidadoras de enfermagem precisam cuidar delas mesmas através da contínua busca por harmonia e integridade.

No caminho percorrido, o véu da invisibilidade sobre o tema da espiritualidade foi deixado de lado num movimento puro e simples de abertura a esse, que parecia esquecido, suplantado ou até desconhecido. Embora a espiritualidade no cuidado de si para profissionais de enfermagem atuantes em terapia intensiva seja ainda tema pouco debatido, os resultados desse estudo sugerem novas possibilidades para a espiritualidade ser compreendida no mundo do cuidado em terapia intensiva, na inspiração das experiências compartilhadas pelas participantes. O olhar das cuidadoras sobre o vivido mostrou as nuances de um viver almejado que deseja reunificar, em sua prática, o conhecimento científico, a expressão da sensibilidade humana e a profunda consciência do ser.

RESUMO: Este estudo teve por objetivo compreender como a espiritualidade permeia o processo de cuidar de si e do outro, no mundo da terapia intensiva, sob o olhar das profissionais de enfermagem. A pesquisa caracterizou-se por abordagem qualitativa do método criativo-sensível de Cabral, que guiou a produção e a análise das informações em nove oficinas de arte e experiências. Participaram do estudo nove cuidadoras de enfermagem do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de um hospital universitário. Este texto apresenta um dos temas emergidos na pesquisa: a espiritualidade no cuidado de si, que foi evidenciada nas práticas cotidianas que aconteciam por meio da oração, do contato íntimo com a natureza, assim como do senso de conexão com uma Força Superior que propiciava tranqüilidade, bem-estar e fortalecimento à vida e ao trabalho das cuidadoras no CTI. O autoconhecimento revelou-se como prática essencial no cuidado de si para também melhor cuidar do outro.

DESCRITORES: espiritualidade; cuidados intensivos; unidades de terapia intensiva; cuidadores; cuidados de enfermagem; estado de consciência; enfermagem.

FONTE: DEZORZI, Luciana Winterkorn; CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira.  A Espiritualidade No Cuidado De Si Para Profissionais De Enfermagem Em Terapia Intensiva. Rev. Latino-am Enfermagem, 2008 março-abril; 16(2). Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário