segunda-feira, 8 de abril de 2013

ARTIGO: INTERIORIZAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE NOS AMBIENTES DE TRABALHO

ARTIGO: A ESPIRITUALIDADE NOS AMBIENTES DE TRABALHO: POSSIBILIDADES DE INTERIORIZAÇÃO EM SAÚDE
(Patrícia da Silva Trasmontano E Priscila da Silva Trasmontano)


Uma vez que o homem precisa encontrar sentido em todas as coisas que percebe ou realiza, sendo uma delas o trabalho, os ambientes laborais devem estar preparados para recebê-lo, de modo que não o oprima, mas que estimule a expressão de toda a sua humanidade em prol de um significado e bem comum. Há muito para ser feito, principalmente nos ambientes de trabalho em saúde, onde os trabalhadores são subtraídos, o tempo todo, pela dor, perda e sofrimento dos outros, pelo descaso e ambição dos colegas e gestores (autarquias), pela dificuldade de conciliar falta de recursos (múltiplos) e cobranças por bom desempenho,  pela insuficiência de apoio e motivação, e entre tantos impasses. 

Entende-se que a interiorização da espiritualidade é o elemento consolidador deste vínculo homem-trababalho-organização na busca por algo que mova o serviço à comunidade. Esta reflexão nos remete a descoberta de um “significado” que promova satisfação, responsabilidade e solidariedade nas ações prestadas sob o ambiente e as pessoas envolvidas neste processo.

A abordagem do tema por outras pesquisas são fundamentais, principalmente as investigativas e práticas, para que a interiorização da espiritualidade nos ambientes de trabalho, tanto em saúde quanto em outras áreas, se perpetue e se concretize, de fato.  O alvo a que se pretende alcançar é existir possibilidades de construir e proporcionar ambientes e trabalhadores mais saudáveis e humanizados, e clientes mais satisfeitos e bem cuidados.

O homem para arar a terra e dela obter sustento precisará senão de três coisas: recursos (físico), estímulo (psicológico) e transcendência (espiritual). Ao realizar a colheita poderá desfrutar de todo o trabalho que consumiu o seu tempo, seu empenho e sua vida. Verá então que ao fim desta jornada encontrará o que estava a todo o momento ao seu lado mais não enxergava: O Significado. Finalmente, será chegado o momento em que este homem estará preparado para recomeçar um novo dia.

RESUMO: Elucidar o tema espiritualidade e relacioná-lo aos ambientes de trabalho em saúde é um desafio, por se tratar de complexo entendimento, porém é indispensável frente às contribuições aos trabalhadores multiprofissionais que neles atuam e organizações, uma vez que a busca de um significado para o trabalho gera possibilidades de maximizarem a produção do cuidado e saúde, na atenção aos usuários e na humanização desses espaços. Determina-se por objetivo, compreender a interiorização da espiritualidade nos ambientes de trabalho em saúde. Como métodos de pesquisa, utilizou-se a revisão sistemática de literatura, de caráter descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, respaldada teoricamente, através de artigos científicos, revistas, livros, e mídia eletrônica. A abordagem do objeto a interiorização da espiritualidade nos ambientes de trabalho em saúde, por outras pesquisas, são fundamentais, principalmente as de cunho investigativo e prático, para que se perpetue e se concretize nas comunidades científicas e acadêmicas, e nas práticas laborais. 

Palavras-chaves: Espiritualidade, ambientes de trabalho, saúde.

FONTE: TRASMONTANO, Patrícia da Silva; TRASMONTANO, Priscila da Silva. A ESPIRITUALIDADE NOS AMBIENTES DE TRABALHO: POSSIBILIDADES DE INTERIORIZAÇÃO EM SAÚDE. I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTRESSE SAÚDE E TRABALHO - Senesat/ UFF 2012:  http://www.senesat.uff.br/sensat%20anais.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário