sábado, 9 de novembro de 2013

ARTIGO: ESPIRITUALIDADE E BIBLIOTERAPIA NO CUIDADO AO PACIENTE COM HIV/ AIDS

Espiritualidade e biblioterapia no cuidado ao paciente com HIV/AIDS: uma perspectiva fenomenológica
(Patrícia da Silva Trasmontano, Eliane Ramos Pereira, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva)


CONSIDERAÇÕES...

No campo da saúde a espiritualidade tem sido enfocada como viabilizadora da humanização dos cuidados aos pacientes, promotora do acolhimento integral ao indivíduo e sua família, facilitadora da relação entre o cuidador e o ser cuidado, assim como o sucesso da assistência prestada.

RESUMO

Problema: O desgaste dos cuidadores que tentam cumprir com tantas horas de trabalho; atender uma demanda expressiva de necessidades; suportar cotidianamente a dor, a perda e o sofrimento de seus clientes; prestar atendimento em ambientes muitas vezes insalubres e carentes de recursos diversos; e/ou não terem recebido qualificação e formação humanista, psicológica e espiritual devidas para lidar, de forma sensível e criativa, com os complexos existenciais humanos. Objetivos: Compreender as percepções dos pacientes que vivenciam o HIV/AIDS no que se refere à sua espiritualidade; analisar, numa perspectiva fenomenológica, a dimensão espiritual experimentada no cuidado mediante a aplicação da leitura narrada como terapia; e, identificar as repercussões da prática da arte de ler associada à arte de cuidar, na humanização aos pacientes que vivenciam o HIV/AIDS. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, de método fenomenológico, a ser realizado mediante levantamento em campo.

Descritores: Espiritualidade; Biblioterapia; Cuidados Integrais de Saúde; AIDS; Assistência Integral à Saúde.


Fonte: TRASMONTANO, Patrícia da Silva; PEREIRA, Eliane Ramos; SILVA Rose Mary Costa Rosa Andrade. Espiritualidade e biblioterapia no  cuidado ao paciente com HIV/AIDS: uma perspectiva fenomenológica. Online Brazilian Journal of Nursing [internet]. v. 12, out. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário