quinta-feira, 9 de novembro de 2017

REPORTAGEM: DOCUMENTÁRIO ENTRE FÉ CRISTÃ E CIÊNCIA

Diálogo entre fé cristã e ciência é tema de documentário
(Por ABC² - 30/01/17)

Trailler do Documentário


Algumas pessoas veem a ciência e a religião como inimigas, em guerra pela liderança de nossa cultura moderna. Outros veem a ciência e a religião como aspectos da vida totalmente separados e independentes.

No entanto, a ciência não é a única fonte de fatos e a religião vai além do reino dos valores e da moral. Na verdade, a religião pode ter um impacto positivo sobre a ciência, como ocorreu no desenvolvimento da moderna ética médica. Muitos cientistas do passado, por exemplo, eram cristãos devotos, assim como o são alguns líderes no meio científico de hoje.

Por outro lado, a ciência também pode melhorar a vida espiritual dos crentes. Os cristãos se alegram em descobertas científicas que revelam a glória de Deus, o Criador.

Para responder a algumas das principais questões acerca da interação entre fé e ciência, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) vai lançar em fevereiro o documentário O Diálogo Entre Fé Cristã e Ciência no Brasil. Especialistas nacionais e internacionais de várias áreas participaram do documentário e deram sua opinião sobre o tema.

“Ciência e Teologia têm coisas a dizer uma à outra, uma vez que ambas se preocupam com a busca da verdade, alcançada por meio da crença fundamentada. Os participantes do debate entre ciência e religião empregam diversas estratégias, dependendo do que procuram – confronto ou harmonia. Uma série de considerações mostra que a hipótese da independência entre ciência e teologia é muito ingênua para ser convincente.

“Como?” e “Por quê?” são questões que podem ser levantadas simultaneamente e, muitas vezes, ambas devem ser consideradas se quisermos obter uma compreensão adequada da realidade.

Um bule ferve tanto porque o gás em chamas aquece a água quanto porque alguém quer preparar um chá. As duas questões são, sem dúvida, logicamente distintas, e não há uma conexão inevitável ligando as duas respostas, embora deva existir um grau de consistência entre elas. Colocar o bule no refrigerador com a intenção de fazer chá não faz muito sentido” – John Polkinghorne, teólogo e físico.

O documentário está sendo aguardado com expectativa por todos. Entre os entrevistados estão: físicos, engenheiros, teólogos, filósofos, professores, e muito mais.

Assista ao Documentário


Você pode conferir informações sobre a associação no site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário